Para reflexão sobre para onde vamos

O cinema indiano é mestre na arte de mostrar o sofrimento humano diante da pobreza.  "Quem quer ser um milionário" e "Lion", este disponível na Netflix,  são dois bons exemplos.  


Mas,  o mundo real também nos trazem dados dignos de uma reflexão. Veja que um estudo da ONG internacional Oxfam, afirma que 1% da população mundial possui a mesma riqueza do que os outros 99%. O relatório afirma ainda que apenas oito homens possuem a mesma riqueza que os 3,6 bilhões de pessoas que compõem a metade mais pobre da humanidade. Na última camada, uma em cada 9 pessoas vive abaixo da linha da pobreza, buscando sobreviver com menos de U$ 2 por dia.

No Brasil, a realidade não é diferente. Os 6 maiores bilionários concentram a mesma riqueza que mais de 50% da população – um total de mais de 100 milhões de pessoas. 

Neste cenário de concentração extrema, as desigualdades tornam-se cada vez mais próximas e visíveis. Exemplo dessa disparidade está no acesso à educação.

A questão é: para onde caminha a humanidade com esse modelo de concentração de riquezas?  Será que é mesmo esse o propósito do homem na Terra?  Quais os efeitos disso daqui a um século?  As respostas não existem,  mas é bom lembrar que essa era uma situação prevista na pós revolução industrial.  Seremos uma civilização cada vez mais "separados"  pela riqueza e pobreza. 

Comentários