"Voltem, voltem, deu tudo errado"

Reza a mal contada história do Brasil que o Monte Pascoal, na Bahia,(lá no fundo, entre coqueiros) foi o primeiro ponto de terra do país avistado pelos navegadores portugueses, em 22 de abril de 1.500, com o "descobrimento" do nosso território. 


É preciso inventar a máquina de voltar ao tempo e ir lá naquela fatídica manhã e avisar lá do alto, antes que aportassem na barra do rio Cahy para pegar água doce e seguir rumo ao que é hoje o Porto Seguro. "Volte, voltem, pelo amor de Deus. Vai dar tudo errado".

Sei que os historiadores contestam a versão, mas a leitura de mas a leitura da trilogia “1808”, “1822” e “1889”, de Laurentino Gomes, ajuda a explicar muito do que estamos a viver nesse século XXI na política brasileira. 

Os portugueses, claro, odeiam o escritor brasileiro. Também não sei se seria justo atribuir culpa, somente aos lusitanos, pelo fato incontestável que sempre estivemos mergulhados no mais profundo antro de corrupção, desonestidade, de sermos um povo do "jeitinho", que em outras palavras quer levar vantagem sempre.


Comentários