Resposta de brasileiro

Foto: Wolmer Ezequiel - Fila de inscrição para bolsa familia


A desconstrução de imagens é uma tática silenciosa que opositores políticos, concorrentes comerciais, lideranças de variados segmentos e desafetos costumam lançar mão para se firmarem em determinados espaços sociais.
Integrante da estrutura de poder, o artifício às vezes é usado até inconscientemente, dentro da lógica do tradicional “quem está fora quer entrar”.

Mas há uso intencional, estratégico e planejado da desconstrução de imagens. Um dos mais aguerridos que acompanho nos últimos anos é em relação ao presidente Lula.

Todo recurso midiático foi colocado para tentar convencer a população que o presidente, um ícone no exterior, é na verdade um bobalhão, analfabeto, ignorante, enfim, um incapacitado.

Decidi escrever esse artigo depois que recebi a cópia de uma mensagem de um brasileiro indignado com essa campanha massiva contra o presidente Lula. Segue a íntegra abaixo:


Professeur,
Bonjour.

Não é de hoje que pseudos intelectuais fazem conjecturas acerca da notória ignorância do nosso global molusco.

Cansei-me por completo da revista Veja, que tem como passatempo predileto tripudiar o "bem-logrado" nordestino pau de arara que plantou os glúteos, ainda com vestígios de cactus, sobre a confortável cadeira palaciana.

Mas é bom lembrar que esses signatários do "Partido da Imprensa Golpista - PIG" são de fato uns porcos, que do alto de seus confortáveis apartamentos "citatinus litoranus" nunca arredaram uma pedra para mudar a realidade social desse país.

Fartam-se de bons vinhos, caviar, salmão e nobre carne femina que esse pais tão bem produz, enquanto o pobre come sopa de papelão, como ouvi certa vez em depoimento de uma mãe miserável na TV. Por isso vos digo que prefiro, antes, o bolsa-miséria-família do que a sopa de celulose no bucho do povão.

E, uma vez que, contra fatos não ha argumentos, é bom lembrar que os indicadores sociais dos últimos 7 anos saltaram consideravelmente de uma situação estática para patamares consideráveis.

Quanto aos argumentos da bandalheira, esquemas mensaleiros e outros bichos mais, sempre apontados como se fosse o único "mérito" desse governo, só digo que é uma pena o PIG não ter agido assim, tão feroz na era do FHC, do Itamar, etc.

Por isso, o povo prefere mais o molusco na cadeira palaciana do que o empafioso FHC, e eu acrescento que antes ele do que o playboy Neves das Gerais ou o carrancudo manequim de funerária, vampiresco José Serra.

Desculpe-me mas como um legítimo “pé bichado” tenho que gritar: "Terceiro mandato para o Moluscão já !!!!!!"

Comentários