Quando a arte vira realidade

Em breve, um conjunto de câmeras interligadas a uma central, ao melhor estilo orwelliano, vigiarão ruas em Ipatinga (MG).


O projeto Olho Vivo está no forno e começa pelas ruas da centro comercial da cidade. Se vivo estivesse, o genioso Orson Welles teria um orgasmo intelectual, afinal ha muitos anos ele previu no pragmático filme "1984" uma sociedade vigiada 24 horas pelo "Grande Irmão".



Esse Estado, ou sistema, que tudo pode em nome da segurança, até invadir a privacidade alheia, é plenamente aceito nos tempos atuais.



Todos são suspeitos são todos. Não está mais em jogo a sexualidade, a honestidade e a liberdade de cada um, mas a própria vida.



É deplorável, mas conseguimos chegar lá. Não bastassem os olhos eletrônicos que nos vigiam nos prédios particulares, supermercados e lojas, do alto das ruas centenas de câmeras nos contemplam em várias cidades.



Ao habitante das pequenas e médias cidades e metrópoles, esta vigilância pode parecer insólita, mas o que temos, de fato é a mais pura invasão do princípio da inocência.


E você, concoda com esse princípio da suspeitabilidade todos?

Comentários