Pílulas diárias

O fim está próximo
Apocalíptico, diria alguns. Normal, diriam outros. Mas os termômetros registraram em Ipatinga esta semana 40 graus centígrados e 60 dias sem chuva.

Não muito longe daqui, um proprietário rural em Alto Caparaó, cidade marcada por forte precipitação nessa época do ano, mostra os fundos casa onde corre o rio José Pedro. Não se vê a lâmina dágua mais, que agora em fios entre pedras.

No Vale do Jequitinhonha uma reportagem da TV Alterosa, exibida dia desses, mostrou rebanhos inteiros morrendo por falta de água para beber.

Sal no cocho

Palavras do presidente do Tribunal Superior Eleitoral, Carlos Ayres Britto sobre o que houve em Ipatinga, na disputa da eleição para prefeito em 2008: “Para se tornar mais eficaz e não gerar dúvidas sobre a expressão abuso do poder político, a Constituição preferiu falar de corrupção, no sentido coloquial, no sentido prosaico e não no sentido técnico-penal. Corrupção significa depravação, desnaturação e degradação do processo eleitoral. Parece-me que no caso foi o que aconteceu. Houve uma coação, uma maturação nítida a eleitores pobres, paupérrimos perante o uso de agentes pagos e com ameaças da natureza mais grave, pois implica em subtrair de um ser humano paupérrimo um bem inestimável que seria sua casa própria”. Fecha o pano.

Olha o boquirroto!

A história tem nos ensinado que há pelo menos uma coisa invejável nas pessoas que gostam de falar demais, intrometer-se na conversa dos outros sem ser chamado, serem inconvenientes ao extremo e gostarem disso. Elas têm um poder enorme de fazer grandes autocríticas, principalmente quando acabam vitimadas pela sua falta de "desconfiômetro". Fecha o pano II.

Comentários