Cataclismas

Em tempos de tremores cataclísticos só se vê gente com os olhos arregalados a pensar que o fim está próximo. E não é que dia desses um desses “enganélicos” que povoam a TV aproveitavam-se disso para atrair ao seu “rebanho” mais uns trouxas em busca da salvação?

Agora uma colega, amiga do trabalho anuncia que em outubro vai visitar a boca de um vulcão. Só espero que não seja no Chile, pois por lá a coisa anda feia debaixo da terra. Se for pra lá é suicídium, minha cara.


Mas sobre o “fim próximo” é bom lembrar que os abalos, catástrofes e outros arrotos terrestres agora viraram show midiático. No pós terremoto no Chile, tinha uma TV que postou uma câmera perto da costa do Pacífico à espera de tsunami, que depois se provou era apenas uma marolinha, ao invés de “ondas com incríveis dez metros”.

Com tanta divulgação, cuja narrativa é feita por gente que sequer está no local, não é de se estranhar que os eventos naturais ganhem contornos até maiores do que os reais.

Mas é bom lembrar que os registros históricos bem menos sensacionalistas e mais racionais do que os atuais, mostram obviamente que o interior do planeta nunca esteve estático. Assustar praque?

 

Llaima fica próximo da cidade de Temuco, a 900 km ao sul de Santiago e tem 3.125 metros de altitude e registrou pelo menos 60 erupções históricas. A última de maior importância aconteceu em 1994. Imagens da Reuters.

Comentários

  1. Caríssimo, a ideia da viagem é anterior aos abalos recentes. Pelo andar da carruagem, o destino das férias será trocado!

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  3. Opa. Bem, na verdade acredito que os recentes acontecimentos só deverão fazer aumentar o viés de aventura da viagem.

    ResponderExcluir
  4. voces tem essse conceito mesmo de que o mundo vai acaber em 2012???
    eu presciso saber algumas coisas sobre o catraclismas para a feira de ciencia do colegio....
    o nossso tema e sobre o fim do mundo...
    voces podem me ajudar?????????

    ResponderExcluir

Postar um comentário