Cruz credo com Deus me livre

O cadastro de telefones celulares roubados, furtados ou extraviados - cujo nome oficial é Cadastro de Estações Móveis Impedidas (CEMI) - já está em vigor .

O objetivo do cadastro é reduzir o roubo de aparelhos celulares no País, tornando indisponível para habilitação aqueles telefones cujo roubo, furto ou extravio tenham sido comunicado ao CEMI. 

Para fazer valer o cadastro, o usuário precisa apenas comunicar o desaparecimento do aparelho à prestadora na qual tenha sido habilitado.

Esse comunicado suspenderá o funcionamento do telefone celular e o tornará inabilitável, mesmo com um novo chip.

A comunicação, no entanto, dependerá da informação do número de série, que fica no corpo do aparelho, atrás da bateria do celular. É preciso que a pessoa anote o número em uma agenda, porque senão fica impossível fazer o comunicado.

O número também pode ser acessado no teclado, quando digitado o código *#06#.

Ao ler essa notícia lembrei-me de dois pontos de venda de celulares "legítimos" . Um deles é a feira do Canaã, em Ipatinga. Lá os celulares, muitos deles descaradamente "cabritados" de terceiros, são espalhados no canteiro central.  Naquele Canaã, celular roubado é um verdadeiro Maná para quem gosta de coisas fáceis. Parece que só a gloriosa polícia não sabe disso.

Outro ponto é a Praça 7,  em Belo Horizonte. Lá  os amigos do alheio vendem de iPhone ao mais bafurete celular, "legítimo", de origem pra lá de "confiável". Da última vez em que fui lá um vendedor chamou de tijolão o Motorolla corporativo que eu usava e me ofereceu um moderno Sony Ericson, por modestos R$ 100. Na loja o modelo custava à época R$ 990. Vi o preço numa  loja da Afonso Pena logo à frente. 
Tomara que a iniciativa da Anatel resolva mesmo essa roubalheira de celular. Será??

Nova regra da Anatel transforma celular roubado em uma mistura de "Cruz in  credus"  com "Deus me livre".

Comentários

  1. Adoro este modelo de celular com câmera fotográfica! E adorei também a iniciativa da Anatel. Será que o cadastro sópode ser feito de segunda à sexta-feira, das 8h às 18h, como as denúncias contra operadoras de serviços?

    ResponderExcluir

Postar um comentário