Seremos nós amanhã?


Ganhei de presente de aniversário o DVD "A batalha do planeta dos macacos". Essa incrível produção, com cinco episódios é uma aula de antropologia. Quem me trouxe foi o amigo Wiliam, jornalista com quem me formei e que acabou por gostar da hsitória.

Na produção de J. Lee Thompson, trazida pelo Wiliam, os humanos tentam retomar o controle do planeta, dominado por macacos que evoluiram, passaram a dominar a fala, a controlar a tecnologia e escravizaram os humanos, depois que os a raça destruiu o planeta em guerras.

A série de muito sucesso nos anos 60 e 70 foi produzida no período da Guerra Fria e apresenta traços de uma época. Fala muito em bomba atômica, controle das massas, etc.  Um dos filmes da série, "O planeta dos Macacos" foi refilmado em 2001, por Tim Burton.

O curioso dessa produção é que os símios passaram da condição de dominados para dominantes justamente porque dominaram o poder da comunicação. Imperativo fazer um link com a realidade do século XXI, em que os arautos do poder constituído querem, de forma anacrônica, manipular a informação.

É anacrônica essa investida porque a difusão da informação ganhou contornos amplos o suficiente para resistir à essa mesquinhez. É até redundância colocar em debate algo tão óbvio. Na atualidade não ha espaço para símio, gorila ou macaco dominar a comunicação.

Comentários