A culpa é da imprensa. Será?

Talvez inspirados pelo nosso magnânimo molusco, que anda a culpar a imprensa por uma série de coisas “nesse país”, tenho visto políticos, maus políticos diga-se, alguns rebeldes criminosos e pasmem: até a polícia. Digo, alguns gênios da lâmpada das corporações a atribuir à imprensa o fato de a onda de assaltos a joalherias ter se espalhado Brasil afora.

Primeiro é preciso dizer que a imprensa não inventou os primeiros assaltos a joalherias. Pelo contrário. Escrevem os cronistas policiais de SP que quando a coisa veio a público os assaltos já tinham se multiplicado.  Jóia tem valor agregado, qualquer um compra e os assaltos sempre rendem uma bolada para a bandidagem.

Depois há duas possibilidades para a justificativa infundada. Ou esses iluminados da “puliça” estão a repetir que nem papagaios o que ouviram de algum outro gênio da lâmpada deles ou então eles estão mesmo é em busca de um bode expiatório para a criminalidade que em muitos casos dá um banho na inteligência deles.

Agora, atribuir onda de crime à imprensa é como o Lula que atribui à imprensa um monte de coisas. Entende-se assim porque tem assessor de imprensa por aí que virou censor de imprensa nos últimos anos. A culpa é da imprensa. O exemplo vem mesmo de cima, diria o mossieur nez.

Comentários