Um grito estridente de socorro na Serra Boa Vista


Esse vídeo circula na internet como uma denúncia que poucos veículos de comunicação do Estado quiseram publicar. É um pedido de socorro contra o ataque a uma das regiões mais lindas dessa região, marcada pelo Santuário do Caraça, em Catas Altas.

Enquanto assistia lembrava-me da narrativa do filme "Segredo das Águas". Em "Waterwood" o ator vilão que comanda um bando de sobreviventes maltrapilhos em um navio, transformado em ilha flutuante depois que os oceanos tomaram conta de todos os continentes, faz um "discurso pelo progresso".

Em determinada altura ele diz: "Vamos encontrar e conquistar terra firme. Onde tiver árvores vamos cortá-las para fazer nossas casas". É essa a síntese da história desse filme triste, postado no youtube e  feito bem perto de nós.

Sobre esse mesmo tema já discorreu Eric Hobsbawm, de forma muito rica, em "Era dos Extremos". Ele conclui que o "desenvolvimento sustentável é uma mentira", pois desde que nasce o homem "civilizado" destrói as coisas para ter conforto.

Comentários

  1. "toda debastação em nome do progresso tem um custo a ser pago pelas atuais e futuras gerações" - frase na entrada de uma área de preservação no Paraná. Thiago.

    ResponderExcluir

Postar um comentário