Economia

Um artigo assinado por Gabriel Bonis, publicado na mais recente edição da revista Carta Capital lança uma discussão pra lá de polêmica. Qual seria o resultado, ao fim das contas, dos programas sociais brasileiros?

Artigo do indiano Ruchir Sharma na revista Foreign Affairs diz que Bolsa Família reduziu desigualdades à custa de crescimento

Pois um economista indiano, que virou guru dos banqueiros afirma que o Brasil deveria construir pontes ao invés de dar dinheiro aos pobres. Será?  

O economista é ruim de conta, conforme atesta um leitor do artigo, com o comentário postado ao fim do artigo. Os programas sociais brasileiros consomem bem menos do que o socorro aos bancos.

E outro leitor argumenta que pelo menos no tocante à necessidade da abertura do mercado brasileiro para a nova realidade comercial global e juros b juros baixos para fornecer capital barato e financiar rodovias, pontes e portos o indiano riquinho tem razão. Vale a pena ler a íntegra. 

Comentários

  1. É fina flor do pensamento liberal econômico atual, um guru das mega corporações financeiras... rico não gosta de pobre com dinheiro. Rico gosta de rico com dinheiro. mas pelo menos uma coisa nos preocupa e somos obrigados a concordarmos com o mestre Sharma: até onde vai essa benesse do governo brasileiro? até quanto o Estado conseguirá bancar a migalha? Será que investir para estimular o consumo é a saída? Estimula-se o consumo, mas não amplia a infraestrutura do país e onde isso vai dar? Que sejamos críticos com o guru, mas tenhamos essas inquetações... abs Marcos

    ResponderExcluir

Postar um comentário