Sala de Imprensa


A convite da produção do programa Sala de Imprensa, da TV Assembleia, estive em Belo Horizonte nesta quinta-feira, pós feriado, para a gravação de uma das edições em uma série que aborda o panorama do período eleitoral no interior. 

Participaram o jornalista e professor Dileymárcio de Carvalho, de Governador Valadares e o editor adjunto de política do jornal O Tempo,  João Gualberto Júnior, em bate papo mediado pela apresentadora Gisele Antonioni.

Foi um momento em que os jornalistas analisaram o quadro eleitoral do Leste. Dileymárcio lembrou uma peculiaridade da sua cidade, em não reeleger prefeitos. Destacou que Bonifácio Mourão, em um de seus mandatos anteriores, tinha mais de 70% de aprovação e não conseguiu alavancar sua reeleição. 

Atual prefeita, Elisa Costa, PT, tem uma aceitação bem menor. Avançou em programas educacionais, mas enfrenta até hoje os efeitos de uma situação muito marcante em Ipatinga: o hospital municipal tem contornos de um hospital regional e recebe pacientes de mais de 100 cidades no entorno. A prefeita amarga uma terceira colocação em pesquisas de intenção de voto e vai contar com a popularidade dos líderes maiores do PT, Lula e Dilma, para turbinar sua campanha.

Já em relação ao Vale do Aço a pauta do programa estava orientada para tratar principalmente dos efeitos da instabilidade política dos anos anteriores, em Timóteo e em Ipatinga, com impugnações de políticos eleitos (Chico Ferramenta, 2008; Cassação do Quintão em 2009 em Ipatinga e 12 trocas de prefeito entre 2006 e 2010 em Timóteo). Como isso pesa na disputa deste ano?

Reprodução: Gisele Antonioni, o blogueiro, Dileymárcio e João Gualberto
Explicamos que, de todos os casos, Ipatinga é o mais marcante porque as sucessivas trocas resultaram em uma crise administrativa. Timóteo estancou  a instabilidade em 2010 e o governo que assumiu manteve os serviços em dia e o município sofre menos agora os efeitos.

Enquanto isso, em Ipatinga, o governo que não se impôs em um tempo adequado, ficou nas mãos de assessores pouco comprometidos com um projeto local (estavam mais preocupados com a carreira política de terceiros) e permitiu que a administração mergulhasse em uma crise.

A situação foi agravada com a queda vertiginosa na receita, provocada pela redistribuição do ICMS e fatores conjunturais (como a redução do IPI dos automóveis e linha branca). 

O IPI é uma das bases de formação do FPM. Depois do ICSM, o FPM é a mais importante transferência para os municípios. Segue-se a esse quadro a retração da atividade industrial, em especial a siderúrgica, abalada por uma crise mundial com a superoferta de aço.

Na conclusão, percebe-se nas colocações do João Gualberto, que "deu água" em alguns lugares, a  ação do governo estadual, no sentido de articular candidaturas, evitar disputas entre candidatos dos partidos da base de apoio do governador, um projeto político maior que visa sustentar a candidatura de Aécio Neves em 2014.

Entre as cidades, onde essa articulação falhou, está Ipatinga. Aqui, o nome da candidata do governo, Rosângela Reis (PV), aparece associado ao nome do secretário de estado de Gestão Metropolitana, Alexandre Silveira, que por sua vez tem a imagem associada ao governo Robson Gomes (PPS), que não deu conta de governar a cidade e tem altíssimo índice de rejeição pela população. 

Mais informações? O Sala de Imprensa será reprisado na sexta (17), às 12 horas; no sábado (18), às 21 horas. No domingo (19), às 18 horas. A TV Assembleia é transmitida em Belo Horizonte pelo canal 11 da TV a cabo e pelos canais 35 e 612 UHF. Um agradecimento às duas Helenas e à Lídia, produtoras do programa pelo convite que fizeram.  

Comentários

  1. Boa tarde Jovem.
    Parabéns pela participação no programa cara. O convite mostra que o seu profissionalismo com a comunicação tem valido a pena.

    ResponderExcluir

Postar um comentário