Traço de audiência


Começou hoje o horário eleitoral gratuito no rádio e na televisão. A grande expectativa dos coordenadores de campanha é que a exposição ostensiva das candidaturas a prefeito e a vereador acirre o clima da disputa e movimente o eleitor a sair indiferença até a votação, marcada para o dia 7 de outubro.

É desta forma que os marqueteiros da campanha de Rosângela Reis (PV) vão tentar reduzir a diferença da intenção de voto em relação à primeira colocada Cecília Ferramenta, na disputa da Prefeitura de Ipatinga. Rosângela, inclusive, tem o maior tempo de exposição no rádio e na TV em relação a petista. 

A mesma expectativa nutrem os assessores de Rosângela Mendes (PT) em relação ao primeiro colocado, Celinho (PC do B) em Coronel Fabriciano. 

E em Timóteo os coordenadores da campanha do petista Keisson terão o mesmo trabalho em relação à liderança na intenção de voto do atual prefeito, Sérgio Mendes (PSB). 

O que os coordenadores não devem se esquecer é de olhar, vez ou outra, as enquetes, pesquisas de opinião, aleatórias, sem valor científico, mas que servem para medir momentaneamente algum juizo de valor. 

Nesta terça-feira, pelo menos uma destas pesquisas era, digamos, intrigante. De um total de cerca de 1.500 participantes, 73% reprovavam o horário gratuito no rádio e na TV e mais: a maioria afirmava que não usava o espaço midiático eletrônico para a escolha de seus candidatos a prefeito e a vereador. 

Espera-se que os coordenadores de campanha eleitoral, para a televisão, façam um mínimo de esforço para apresentar uma propaganda menos provinciana e bizarra em relação aos anos anteriores. 

Não é possível que em uma região cercada por faculdades de comunicação por todos os lados (Cel. Fabriciano, Governador Valadares e Caratinga) não exista gente capacitada para produzir programas eleitorais com um mínimo de profissionalismo. 

Horário eleitoral gratuito no Rádio e TV começou nesta terça-feira e vai até  4 de outubro próximo

Após o começo da propaganda eleitoral nesta terça-feira, com os candidatos a vereador, espera-se que nesta quarta-feira a veiculação da propaganda dos candidatos a prefeito tenha um efeito audiovisual mais palatável, digamos. 

O material dos vereadores, levado ao ar na abertura da temporada foi digno de pegar o controle remoto ou ir no botão "desligar" do velho Motorádio 4Band na mesa do escritório. 

Depois não vá estranhar se alguma pesquisa indicar que mais de 90% dos eleitores não gostam nem acompanham a proganda gratuita, que atormenta a cabeça dos telespectadores e ouvintes há quase meio século. 

E a parafrasear o amigo radialista Edmar Moreira, agora aposentado e homiziado de tanta balbúrdia em um chalé lá no pé do Pico Ana Moura: "Ora. Tenham dó dos meus tímpanos!". 

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