A incrível matemática da corrupção

Em julho de 2011 o governo da China inaugurou a ponte da baía de Jiaodhou, que interliga o porto de Qingdao à ilha de Huangdao. Construído em quatro anos, o colosso sobre o mar tem 42 quilômetros de extensão e custou o equivalente a R$2,4 bilhões.


No mesmo período o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit)  escolheu o projeto da nova ponte do Guaíba, em Porte Alegre (RS), uma das mais vistosas promessas da então candidata Dilma Rousseff. Confiado ao Ministério dos Transportes, o colosso sobre o rio deverá ficar pronto em quatro anos. Com 2,9 quilômetros de extensão, vai engolir R$ 1,16 bilhões.

Intrigado, o matemático gaúcho Gilberto Flach resolveu estabelecer algumas comparações entre a ponte do Guaíba e a chinesa. Em artigo publicado no jornal Zero Hora o espantoso confronto numérico merece uma reflexão. Veja o resumo do estudo matemático.

Os números informam que, se o Guaíba ficasse na China, a obra seria concluída em 102 dias, ao preço de R$ 170 milhões. Se a baía de Jiadhou ficasse no Brasil, a ponte não teria prazo para terminar e seria calculada em trilhões. Como o Ministério dos Transportes está arrendado ao PR, financiado por propinas, barganhas e permutas ilegais, o País do Carnaval abrigaria o partido mais rico do mundo.

Corruptos existem nos dois países, mas só o Brasil institucionalizou a impunidade. E não adianta citar apenas o governo Lula. Isso vem desde JK. Estudos indicam que a construção de Brasília, para não citar obras como a Ponte Rio-Niterói e rodovias, foram marcadas pelo favoritismo de empreiteiras e grupos econômicos.

Voltando ao estudo de Gilberto Flach, se tentassem fazer na China uma ponte como a do Guaíba, o ministro dos transportes daria graças aos deuses se o castigo se limitasse à demissão.

Vale lembrar que em 19/07/2011, o Tribunal chinês sentenciou a execução de dois prefeitos que estavam envolvidos em desvio de verba pública.  Adotada esta prática no Brasil, teríamos que eleger um Congresso por ano.
Projeto da nova ponte sobre o Guaíba, em Porto Alegre (RS)


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