Histeria coletiva

Uma postagem nas redes sociais, na manhã desta segunda-feira, tenta, em vão, lançar luz sobre o que, como e porque reivindicar coisas pelas ruas afora.

Segue a curta, mas racional lista de sugestões, que, na prática, tenta aliviar (e com certa razão) a carga sobre a presidente Dilma Rousseff:

1) PRESIDENTE DA REPÚBLICA NÃO VETA EMENDA CONSTITUCIONAL. Sendo assim, não é para a Dilma que vocês têm que pedir a não aprovação da PEC 37 (ah, para quem não sabe, PEC significa Proposta de Emenda Constitucional), mas, sim, ao Congresso Nacional (Câmara dos Deputados e Senado Federal).

2) PRESIDENTE DA REPÚBLICA NÃO TEM O PODER DE DETERMINAR A PRISÃO DE NINGUÉM (ainda bem, né?!). Por esse motivo, caso vocês queiram ver os "mensaleiros" (sic) na cadeia, terão que pedir isso ao idolatrado Ministro Joaquim Barbosa, pois é o Poder Judiciário (no caso dos mensaleiros, o STF) que tem competência para fazê-lo.

3) NÃO É O PRESIDENTE DA REPÚBLICA QUE ELEGE O PRESIDENTE DO SENADO. É o próprio Senado que escolhe o seu presidente. Assim, a Dilma não pode chegar lá no Senado e gritar: "Fora, Renan Calheiros".

4) TRANSPORTE PÚBLICO MUNICIPAL É DA COMPETÊNCIA (ADIVINHEM!) DOS MUNICÍPIOS. Então, a pessoa mais indicada para resolver esse problema, a princípio, é o prefeito de cada cidade.

5) TAMBÉM NÃO É ATRIBUIÇÃO DO PRESIDENTE DA REPÚBLICA INSTAURAR CPI. Quem instaura CPI é o Poder Legislativo (no âmbito federal, a Câmara dos Deputados ou o Senado Federal, nos estados as assembleias legislativas e, nos municípios, as câmaras municipais – eu nunca vi uma CPI municipal punir ou resolver qualquer irregularidade, mas que é da competência, isso é).

“É hora de colocar cada exigência endereçada para as pessoas corretas!!”, termina a intrépida mensagem que “rola” no Facebook.

Ao ler isso, lembrei-me de uma turma de uns quatro jovens que encontrei no fim de semana com os cabelos pintados em verde e amarelo. Curioso com aquilo fui ter, com eles, uma conversa

- O que vocês reivindicam?
- Ah véi, a gente quer mudanças.
- O que você acha que precisa mudar?
- Pô mano - tá tudo embaçado aí, corrupção, os cara só roubam o dinheiro nosso e não tem nada, nem escola boa, nem saúde, ônibus caro.
- Quantos anos têm?
- Eu 16. Eu 16. Eu 17. Eu 18.
- O que mais gostam na escola?
- Ah véi, gostamos de estudar não, não entendo matemática
- Que profissão sonham em ter?
- Tipo assim, mexer com programação de computador, ganhar altas granas, carrão, muierada caindo...
- Vocês sabem de quando é a atual Constituição Federal?
- Constituição? ahhh sei não, o que é isso?
- É o conjunto de leis máximas de nosso País. Me digam uma coisa, quem é o governador de Minas?
- Aécio Neves.


Com essas duas respostas eu desisti de continuar com a conversa e fui ver o pôr do sol lá no Terreirão, a meio caminho do Pico da Bandeira, no fim da tarde de sábado e procurar não pensar, pelo menos momentaneamente, naquela situação.
Foto: Alex Ferreira - Pôr do sol em 21/06/2013 Serra do Caparaó

Comentários