Sintomas de pseudo intelectualidade

Abro mão de uma escrita de próprio punho. O professor, filósofo, Paulo Ghiraldelli publica em sua página em uma rede social, hoje, um texto reflexivo de uma situação muito comum em uma região dominada por discursos de "esquerda", como o Vale do Aço. 

Ghiraldelli lista os sintomas de pseudo intelectualidade. Eu, particularmente, deixei de frequentar alguns lugares por causa da infestação de intelectuais. Principalmente os que só criticam a mídia, origem de todo mal no universo. 

Curiosamente, alguns destes críticos quando estiveram com a máquina na mão, simplesmente não deram conta. Mídia é assim mesmo, fácil demais falar sobre ela, à distância. "Veja se é o seu caso", amigo leitor intelectual, recomenda Ghiraldelli:


1. Você adora falar "a mídia manipula o povo"


2. Você complementa: "a rede Globo manipula o povo"


3. Você usa "povo" para lá e para cá, e você nunca se acha também alguém que está no interior do "povo". 


4. Você acha chique e inteligente falar mal dos Estados Unidos. Tudo que há de errado no mundo, você culpa os Estados Unidos já de cara. 


5. Às vezes você é radical e revolucionário, às vezes é pessimista e diz que nada muda nada, mas sempre você é capaz de dizer o que é que se tem de fazer não para resolver algo do seu bairro, mas para salvar o mundo.


6. Você adora falar "o povo brasileiro", e aí você dá uma definição.


7. Às vezes você fala termos como "capitalismo", "classe X ou Y", "interesses econômicos", "neoliberalismo" e "globalização". Você nunca leu nada a sério sobre isso, mas sua boca coça para falar tais coisas. Ah, você adora também usar "ideologia" para tudo.


8. Você disserta sobre a Ditadura Militar, em geral falando coisas daquele modo que o integrante do RPM dizia, pois até eles já disseram que foram "oprimidos" pela Ditadura.


9. Você cita como intelectuais os jornalistas comprados como Nassif e Amorim, ou então Jabor, Neumanne, Azevedo. Olavo de Carvalho você já não cita, já ouviu falar que ele é um engodo. 


10. Você adora falar que se investirmos em educação, tudo se resolve. Afinal, o "povo brasileiro" não tem educação porque, segundo você, o próprio governo evita isso para poder "manipular o povo".


Pronto. Caso você fique em cinco itens, você tem uma doença grave. Caso você passe de cinco sintomas, a coisa tá realmente precisando de uma intervenção, e talvez nem mesmo assim você se salvará. Caso você chegue nos dez, é caso crônico, você não tem nenhuma cura, salvo um milagre, ou seja, você começaria a ler gente séria ou fazer o ensino médio bem feito. Um milagre. Paulo Ghiraldelli

Comentários