Tudo está fora da ordem II

Com correções

Em 1991 Caetano Veloso lançou “Fora de Ordem”. A música tocou no rádio, fez sucesso velado entre pequeno público, mas hoje poderia ter outra composição e talvez estourasse na parada das mais tocadas. O novo título seria “Tudo fora da ordem”.

É assim que o mundo está. Da janela do trabalho, num momento relâmpago de café, vejo um sujeito a andar pela calçada da praça com uma roupa estranha, uma coisa que misturava saia e calça ao mesmo tempo. Um tecido de tonalidade mais escura na parte traseira dava a impressão de que o passante fizera necessidade fisiológica na roupa.

No começo da semana a presidente da República, Dilma Rousseff dá uma entrevista, em Varginha e anuncia que as obras de duplicação da BR-381 estão a caminho. No outro dia, o órgão governamental responsável desmente a presidente. E isso vira manchete. Sou de um tempo em que situações como essa gerariam a demissão de toda a cúpula do órgão. Está mesmo tudo fora da ordem.

Triste, redijo mais um texto. Uma pedestre foi atropelada e morreu sobre uma faixa de pedestres. Embora ainda falte o resultado da perícia da PC, acredita-se que, no local, o motorista de um carro parou na faixa para a mulher passar. Veio um jovem em outro carro, avançou pela direita e atingiu a mulher, que estava a poucos passos de concluir a travessia.
Foto: Wôlmer Ezequiel (2010)
Fino bairro luta contra poluição sonora gerada com grandes eventos em clube localizado em área urbana
Bestificado, observo a luta dos moradores do bairro Horto contra um festival alcoólico barulhento. A associação de moradores conseguiu uma decisão judicial que proibia o Clube Ipê, de realizar eventos geradores de poluição sonora, mas um advogado recorreu da decisão. Recorreu, mas não levou nada.

Um leitor foi ao “fígado” da questão: “A lei no Brasil só tem validade até que um advogado bem pago entre pela porta de um fórum. Que palhaçada é essa? Cadê o interesse da coletividade, perturbada com esse evento imbecil? No mundo inteiro há campanhas contra o alcoolismo, aqui se promove um festival de cachaça? A prefeita dessa cidade perdeu grande oportunidade de fazer uma média e agradar aos moradores do bairro Horto”.

Mas, vamos mais além. Nas coisas realmente fora da ordem, o nobre presidente da 72ª Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil em Ipatinga, Eduardo Figueredo, advoga em favor do clube Ipê.

Bons tempos eram aqueles em que a OAB e seus representantes litigavam a favor da coletividade. Houve um tempo em que a OAB atuava sempre nos interesses coletivos e difusos. Tempos até em que ações como a do Comitê Rodrigo Neto seriam encampadas pelo órgão, independentemente de a vítima ser um bacharel em Direito. Tudo está mesmo fora da ordem.  

E finalmente o povo venceu


"Em cumprimento a decisão judicial, que proíbe a realização de shows musicais no Ipê Recanto Clube, no bairro Horto, após as 22h, a organização suspendeu a programação musical do 14º Festival da Cachaça. Iniciado na quinta-feira (8) e com término neste sábado (10), o festival manterá a degustação de bebidas e vendas na praça de alimentação" - este é o resumo da vitória conquistada pelos moradores do bairro Horto, que se sentiam prejudicados com a poluição sonora dos eventos no clube Ipê.

Importante destacar - e fazer justiça - com a ação da Promotoria de Justiça de Meio Ambiente e da Ordem Urbanística, do Ministério Público Estadual, que agiu em favor dos reclamantes. Nem todas as instituições estão perdidas.  

Na prática, o alvará concedido horas antes da abertura do festival acompanhava o que determinava a decisão judicial e vetava shows musicais após as 22h.

"O Festival da Cachaça continuará a funcionar normalmente, sexta-feira e sábado, com os estandes para degustação e vendas de bebidas, além da Praça de Alimentação. Só não poderão ocorrer os shows artísticos programados. "Antes cortavam até as 4h da manhã. Da forma em que está, não há qualquer problema, não somos contra", destacam vizinhos do clube", acrescenta a nota do clube. 

O comunicado também informava que os portadores de ingressos adquiridos antecipadamente deverão procurar a secretaria do Ipê (rua Palmeiras, 1010 – Horto) a partir da próxima segunda-feira (12), para fazer a troca e receber o dinheiro correspondente.

Comentários

Postar um comentário