Calendário da enrolação

Recentemente conversava com o colega de trabalho, Wellington Fred, que explicava o seguinte. No Japão, onde mora a mãe dele, o governo acabou com a farra dos feriados ao criar a "Japan Golden Week". A semana de ouro é uma semana de férias coletivas gerais,  como se fosse a reunião de todos os feriados do ano. 

A iniciativa é importante porque acaba com essa situação que ocorre no Brasil, onde, praticamente de dois em dois meses os feriados detonam semanas inteiras. É uma enrolação danada, em que, as pessoas vão para as estradas morrer nas vias arcaicas, saturadas de motoristas inconsequentes. E negócios e rendas que param.

Pois uma olhada no nosso calendário percebe-se que no ano de 2014, não bastasse a pasmaceira que será o mês de junho com a Copa do Mundo, será marcado, também, por feriados que vão deixar mais curtas sete semanas, com as tradicionais “emendadas”. 

Abril de 2014 - quatro feriados em um único mês
E começou justamente na quarta-feira, 1º de janeiro, Dia da Confraternização Universal e do Ano Novo. Por causa deste feriado, muitas repartições estão fechadas desde segunda-feira e só retornam ao expediente normal na segunda-feira, dia 6.

O restante do ano terá um feriado nacional na segunda-feira, em 21 de abril, Dia de Tiradentes. Para os fabricianenses, o dia 20 de janeiro (uma segunda-feira) também será feriado. 

Para os ipatinguenses e timoteenses, há o aniversário das cidades, em 29 de abril, feriado municipal na terça-feira em ambas as cidades. Um dia antes, Santana do Paraíso também comemora o aniversário da sua emancipação política e administrativa. 

Haverá, ainda, um feriado que cai em uma terça-feira, Carnaval, no dia 4 de março; dois feriados em sextas-feiras (Paixão de Cristo, 18 de abril, e Assunção de Nossa Senhora, 15 de agosto) e três feriados em quintas-feiras (1º de maio, Dia do Trabalhador, e 19 de junho, Corpus Christi e Natal, 25 de dezembro).

Quatro feriados cairão nos fins de semana. A Independência (7 de setembro), o Dia de Nossa Senhora de Aparecida (12 de outubro) e Finados (2 de novembro) serão comemorados em domingos, enquanto a Proclamação da República (15 de novembro), será lembrada em um sábado.

Comentários