Muitos ao celular e ao volante

Falar ao telefone celular e dirigir ao mesmo tempo é uma mistura tão perigosa quanto conduzir um veículo alcoolizado, dizem estudos científicos. Isso porque falar ao telefone ou mandar SMS distrai o motorista e pode aumentar em 400% o risco de acidentes. 

É óbvio que há uma parcela considerável de motoristas que desconhece essa realidade. Numa rápida circulada entre os bairros Jardim Panorama e Caravelas hoje, pareceu-me que 3 em cada 10 motoristas falava ao celular e dirigia simultaneamente.

De um motorista de um GM Chevette caquético até uma reluzente picape Nissan, tinha de tudo em termos de dirigir e falar ao telefone, ao mesmo tempo.

Fazer isso numa avenida perigosa como a JK é uma irresponsabilidade. Será que a sensibilidade de um motorista que fala ao celular é a mesma, para desviar-se de um ciclista, ou reduzir para evitar o atropelamento de um pedestre desavisado que atravessou repentinamente a avenida? Duvido. 

Tem gente que arranca carro enquanto fala ao celular ao mesmo tempo. E a atenção aos retrovisores? Pode haver uma criança encostada no lado direito, inclusive. Ainda que seja um gato ou cachorro ali, encostado, merece ter a vida preservada. 

Tem até quem, falando ao celular, faça conversões em ruas e avenidas. E eu vejo isso, sempre. E motorista de caminhão? De veículos escolares? Tem também que eu já vi. 

Não é possível que tanta gente tenha coisa tão urgente para resolver que não possa adiar o atendimento de uma ligação, porque está na condução de um veículo. Impossível que tenha tanta pressa que não possa encostar para resolver a emergência telefônica. 

Será que falta é fiscalização? O coronel Bueno bem que poderia escalar uns três militares da sede administrativa da 12ª Região da Polícia Militar e postá-los à margem da avenida JK, no Panorama, bem ali na esquina com a rua Vitória e registrar quantos infratores passam por hora bem em frente a sede da 12ª RPM. 

Campanha alerta,  alerta, mas pelo visto não sensibilizou a maioria dos motoristas que circulam por nossas ruas "No trânsito, a escolha é sua. Faça um pacto pela vida. Não use celular ao volante".

Conforme o Código de Trânsito Brasileiro, é infração grave, passível de multa no valor de R$ 127,69 e 5 pontos na carteira, o ato de dirigir e falar ao telefone ao mesmo tempo. 

Também é infração média, dirigir veículo automotor "utilizando-se de fones nos ouvidos conectados a aparelhagem sonora ou de telefone". Neste caso, a multa é de R$ 85,13 e 4 pontos na carteira.

Comentários