Black imitação

Um carro de som circulava pelas ruas do bairro onde moro com o anúncio de uma loja que faria, na sexta-feira, 29, a "black Friday". A loja em questão, diga-se, é uma bitaca de uma portinha apenas.
 
Fiquei a matutar o quanto nós, brasileiros, somos imitadores. Black Friday surgiu nos Estados Unidos como estratégia de vendas em que lojas limpavam o estoque e as gôndolas dos produtos acumulados ao longo do ano, para librar espaço e expor, em seguida, os produtos novos. Pois de 2010 em diante a onda chegou ao Brasil. Mas, as pessoas estão nada satisfeitas com essa imitation barata.
Sem empurra-empurra, em Nova Iorque, abertura do black Friday
Pesquisa feita pela PiniOn, plataforma que capta a opinião a respeito de marcas e temas diversos bem como insights criativos de seus usuários durante o momento de consumo, ouviu a opinião de 120 pessoas que entraram ou pretendiam entrar nos sites participantes do Black Friday entre meia noite e 06h de 28 de novembro. O resultado é claro:
 
- 45% das pessoas preferem nas lojas online à noite, pois é quando encontram maior disponibilidade de produtos
 
- 23% dizem acreditar que existe uma menor quantidade de pessoas navegando ao mesmo tempo à noite.
 
- 16% dizem que neste horário os preços são mais convidativos.
 
- 70% destas pessoas já haviam participado de edições anteriores do black Friday
 
- 86% destas pessoas que já compraram em outras edições, também entraram durante a madrugada nas edições anteriores.
 
- 65% entretanto alegam ter enfrentado problemas para comprar nas edições passadas. Alguns problemas relatados:
 
67% - problema de navegação do site
53% - site lotado com fila para entrar
45% - os preços não estavam convidativos
31% - indisponibilidade de estoque
Eletrônicos lideraram as vendas em dia promoção
Em média, os compradores da madrugada estavam de olho em produtos de 3 categorias diferentes.
 
Entre as mais procuradas estavam:
    30% - celulares e tablets
    28% - eletrodomésticos
    23% - livros
    22% - eletroportáteis
    18% - moda e acessórios
    17% - games
    17% informática
    R$ 707 - valor médio que esperavam gastar na promoção
    36% declararam que iriam antecipar as compras de natal durante o black Friday.
    67% pretendiam entrar nos sites participantes também em outro horário
 
Também tentamos comprar um boné em loja participante da black friday. No dia anterior à promoção, o boné Nike Dry custava R$ 59, com frete grátis. No dia da promoção caiu para R$ 47, mas com o frete, que passou a cobrado, saía por R$ 60.
 
Já, o amigo Cristiano Linhares pesquisou, no dia 26/11 um equipamento de áudio que custava R$ 175,12. No dia da "promoção" subiu para R$ 189,05.  
 
Bem, passou a onda sem que eu comprasse nada mesmo. Aliás, comprar é um verbo que os brasileiros deveriam conjugar menos neste fim de ano. Com mudanças na economia do país, inflação e preços em alta, poupar está na ordem do dia.  
 

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