A humanidade precisa se reinventar

O modelo político-econômico socialista não deu certo, como nos mostra a história. Países que adotaram o regime fracassaram de forma retumbante. 

O sistema comunista, em sua essência, nem sequer existiu. Os modelos que supostamente tinha políticos comunistas no comando redundaram em ditaduras sanguinolentas. 

Agora, podemos dizer que o Capitalismo deu certo? Afinal, o que querem os homens com o acúmulo de riquezas?

O que será que move os homens em busca do acúmulo de bens sem se preocupar com os que os cercam? Talvez a resposta esteja na ambição relatada em "O Lobo de Wall Street", de  Martin Scorsese. Ou no sentido de "casta", de exclusividade sobre alto, relatado por Humberto Eco em "O nome da Rosa"?


Independentemente dos motivos, o resultado nos chega agora. Os milionários representam somente 1% da população mundial, mas aproximadamente metade da riqueza privada global é compartilhada, revelou o relatório anual do gabinete financeiro Boston Consulting Group (BCG).

No total, 18,5 milhões de famílias afortunadas detêm 47% da riqueza acumulada no mundo, detalha o relatório publicado nesta terça-feira (7). Esse percentual equivale a 78,8 trilhões de dólares, superando o Produto Interno Bruto (PIB) mundial.



Comentários