O dia do analfabetismo político funcional


Tenho lido repetidas vezes, a frase “minha família nunca teve problema na ditadura”, alusiva ao dia 31 de março de 1964, data em que a democracia brasileira foi suspensa e os militares assumiram o comando do país. Os direitos constitucionais foram suspensos e o país iniciou a jornada de 21 anos de regime autoritário.

A afirmação é uma demonstração óbvia de analfabetismo político. Não precisa ter nenhum membro da família da época da Alemanha Nazista para saber que o regime hitlerista foi desumano. Assim como foi o regime militar.


Nesse sentido o Márcio Murai foi preciso ao comentar a charque que o cartunista Duke resgatou de 2014, mas atualíssima para 2019:

“A frase [..] é um mergulho profundo no próprio umbigo gerando um ser  antropófago. As pessoas não querem saber de nada. Só dela e dos delas e o que acontece em sua volta não pode interromper seus atos umbilicais. Pode até ser que tenham sofrido nada, porém tapar os olhos para os que aconteceu também é demais. Mundo está bem bacana. A peneira está rolando e poucos percebem”.

E segue o baile porque é preciso lembrar que a Reforma da Previdência está em andamento e quer transferir mais de um R$ 1 trilhão do que os brasileiros pagaram para o sistema financeiro, que é credor da dívida pública brasileira. Acorda, Brasil.

Comentários