O fundo do poço tem sobsolo e os brasileiros estão à beira do fosso

Os brasileiros decidiram transformar o debate político num verdadeiro embate “fla-flu”. Muitos, à margem de qualquer informação real a respeito da geopolítica, sem o mínimo de conhecimento acerca de conceitos de microeconomia, aquela que mexe com o preço de tudo, até do gás de cozinha, sem entender como se dá a negociata dos bens públicos com a base de sustentação do governo, estufam o peito e defendem seus "políticos de estimação". Assustador.

Levaram para a política uma paixão como se estivessem em torcidas organizadas de times de futebol. Não importa o quão errado esteja o seu “político de estimação", o importante é defender sua bandeira independentemente do dano que um ou outro cause à coletividade.

A diferença não percebida é que a rivalidade no futebol não rende. Ao fim da partida, com uma pancadaria ou não, cada um vai para sua casa cuidar da vida. Na política, não, o resultado da rivalidade reverbera por quatro longos anos de mandatos, às vezes, desastrosos para a vida de todos. Votando ou não votando em determinado candidato, a consequência futura chega para todos.

Cegos pelo desconhecimento, montados em informações disseminadas pelos grupos que elaboram metodologicamente as "fake News" absurdas, estimulados pelo fundamentalismo religioso, brasileiros arrastam o país para um abismo e não há quem os convença que o fundo do poço tem subsolo quando se trata de política.

Frame do filme-parábola "O Poço", que foi lançado justamente  no ápice da pandemia de covid-19 em 2020


Comentários